Acupuntura: Dor lombar
A dor lombar (lombalgia) é um problema comum, prejudicial e incapacitante, muitas vezes de longo prazo, com uma prevalência estimada de 70% a 85% ao longo da vida. É a segunda dor mais comum para a qual o tratamento médico é procurado e uma das principais razões para o absenteísmo e incapacidade ao trabalho. Considerando os custos diretos e indiretos em termos de cuidados de saúde e perda de produtividade, o custo anual da lombalgia para a sociedade é impressionante.
Afim de estudar o efeito do tratamento com acupuntura para lombalgia, um ensaio clínico (duplo-cego, controlado, randomizado) foi realizado na Alemanha (Haake et al., 2007), incluindo 1.162 pacientes com idade entre 18 e 86 anos, com história de dor lombar crônica com duração média de 8 anos. Um grupo de pacientes (387) realizou dez sessões de acupuntura de acordo com princípios da medicina tradicional chinesa. Outro grupo (387 pacientes) realizou acupuntura com agulhamento superficial. Outro grupo (388 pacientes) realizou apenas a terapia convencional (combinação de drogas, fisioterapia e exercícios).
Todos os pacientes tiveram alívio da dor, porém o resultado foi mais evidente naqueles tratados com acupuntura. Depois de 6 meses, o alívio da dor ainda estava presente em 47,6% dos pacientes tratados com acupuntura verdadeira, 44,2% no grupo de acupuntura superficial e apenas 27,4% no grupo tratado com terapia convencional.
Esse estudo concluiu que pacientes com lombalgia realmente melhoram após o tratamento com acupuntura. Além disso, a eficácia da acupuntura foi quase o dobro da terapia convencional. Portanto, a acupuntura constitui uma forte alternativa à terapia convencional. A acupuntura dá aos médicos uma opção de tratamento promissora e eficaz para a dor lombar crônica, com poucos efeitos adversos ou contra-indicações. A melhora em todos os resultados é significativa e dura muito tempo após o término do tratamento.