Acupuntura reduz uso de antialérgicos em pacientes com rinite
Estudo recente realizado na Alemanha confirma a eficácia da acupuntura no tratamento de alergias e distúrbios sinusais. Em um ensaio clínico de oito semanas, os pacientes que receberam acupuntura necessitaram de menos medicamentos e tiveram menos sintomas de rinite alérgica.
Os pesquisadores rastrearam 1.588 pacientes e incluiram 414 no estudo. Todos os pacientes tinham rinite alérgica sazonal por pelo menos dois anos. Os pacientes foram divididos em três grupos: "grupo acupuntura", "grupo placebo" e "grupo apenas medicamentos". No 'grupo acupuntura', 60% dos pacientes relataram uso de medicamentos anti-histamínicos durante o período de oito semanas de tratamento. No 'grupo placebo', 71% dos pacientes relataram uso de medicamentos anti-histamínicos e, no 'grupo apenas medicamentos', 82% usaram anti-histamínicos. Os pacientes do 'grupo acupuntura' usaram anti-histamínicos em média 9 dias durante o período de intervenção. Os pacientes do 'grupo placebo' usaram anti-histamínicos em média 13 dias e o 'grupo apenas medicamentos' uma média de 18 dias.
Os pesquisadores do Charité-Universitätsmedizin de Berlin concluem que o tratamento com acupuntura foi mais eficaz do que o tratamento dos sintomas com medicamentos.
Referência: