Acupuntura e eletroacupuntura no tratamento das tendinopatias.
"Tendinopatia" é o nome técnico das doenças dos tendões, que provocam dor e disfunção significativas em pessoas de todas as idades. É comum usar o termo genérico "tendinite" para as doenças dos tendões. Porém, além das patologias do próprio tendão, as tendinopatias podem incluir a inflamação do tecido conjuntivo (paratendinite) ou bainha sinovial do tendão (tenossinovite) e também as patologias na êntese (inserção do tendão nos ossos) (1).
Estudos clínicos demonstram que a acupuntura (manual ou eletroaacupuntura) pode ser usada no tratamento de diferentes tipos de tendinopatias, incluindo a síndrome do tunel do carpo, tendinopatia de Aquiles, tendinopatia do ombro, fasciite plantar, síndrome do piriforme e epicondilite lateral, com bons resultados (2).
A medicina tem uma compreensão ainda limitada de todos os fatores envolvidos nas tendinopatias. Por esse motivo, animais de laboratório (comumente ratos) são freqüentemente usados na pesquisa científica sobre as tendinopatias e permitem estudos que não podem ser feitos facilmente em seres humanos.
Em dois artigos recentes (3,4), modelos animais foram utilizados para investigar os efeitos da acupuntura sobre a recuperação dos tendões, usando acupuntura manual (AM) e eletroacupuntura (EA).
De Almeida e colaboradores (3) estudaram o efeito de AM e EA na ultraestrutura (diâmetro e organização) das fibras de colágeno durante a cicatrização após transecção aguda de tendões em ratos durante as primeiras 3 semanas após a lesão. Inoue e colaboradores (4) avaliaram o efeito da EA no reparo precoce do tendão - representado pela celularidade, presença de fatores de crescimento e resistência à tração - após ruptura de tendão em ratos.
De Almeida e colaboradores demonstraram que AM e EA provocaram um aumento no diâmetro das fibras de colágeno e reorganização em certos estágios após a lesão do tendão. Inoue e colaboradores observaram aumento da celularidade, expressão do fator de crescimento de fibroblastos e TGFβ e resistência à tração nos tendões após EA.
Esses estudos sugerem que a acupuntura (AM e EA) pode estimular a função celular e melhorar a reparação dos tendões após a lesão.
Esses efeitos seriam resultado da influência mecânica da agulha de acupuntura? Existiria um efeito eletrofisiológico, dadas as mudanças observadas após o tratamento com eletroacupuntura? Essas e outras perguntas ainda precisam ser respondidas, mas os estudos apontam que a acupuntura pode realmente ser uma opção interessante no tratamento das tendinopatias.
Referências: (clique para ler cada artigo na íntegra)
(1) Speed C. Acupuncture's role in tendinopathy: new possibilities. Acupunct Med. 2015 Feb;33(1):7-8.